Feriadão de Páscoa e possível melhora no acesso ao crédito podem impulsionar o movimento no próximo mês

A recente alta no Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), trouxe perspectiva positiva para o setor de bares e restaurantes. Após três meses consecutivos de queda, o ICC subiu 0,7 ponto em março, alcançando 84,3 pontos. Essa melhora na percepção é vista como um indicativo de alta para o movimento nos estabelecimentos de alimentação fora do lar.
Entre os fatores que podem colaborar para um maior fluxo de clientes está a nova modalidade de consignado baseada no FGTS, que pode injetar recursos na economia (o Ministério do Trabalho prevê movimentação de R$ 100 bilhões com a medida nos primeiros meses).
Outros fatores, como o arrefecimento da inflação e o feriado prolongado de quatro dias em abril (Semana Santa e Tiradentes) também são visto como estímulos adicionais para o consumo.
O primeiro semestre é crucial para o caixa dos bares e restaurantes, com datas rentáveis para o setor, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que tradicionalmente impulsionam as vendas. O aumento da confiança do consumidor nesse período é um indicativo positivo, sugerindo que os brasileiros podem estar mais dispostos a gastar.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, esses fatores são importantes para o setor. "Temos boa expectativa com a melhora na confiança do consumidor e esperamos um aumento nas vendas. A ampliação do crédito também abre novas oportunidades para os empreendedores investirem e expandirem seus negócios", comenta.